Imagem de fundo

No passado, o ensino se caracterizava pela memorização de conteúdo fragmentado em todas...

No passado, o ensino se caracterizava pela memorização de conteúdo fragmentado em todas as disciplinas, porém, esse modelo de ensino se mostrou ineficaz e novas alternativas foram surgindo. Através da mudança de paradigma na educação, surge a preocupação de ensinar o conteúdo desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes. Sendo assim, cada disciplina buscou desenvolver as habilidades importantes para seu aprendizado. Sobre as habilidades para o ensino de ciências, analise as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer que a leitura e a interpretação de um texto é dependente do sujeito, fazendo com que a leitura ganhe significados diversos, específicos da vivência individual.

II. Compreender que as imagens possibilitam o estabelecimento de um diálogo entre formas, cores, volumes, texturas e realidades.

III. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos, que foram verificados através da observação e da experimentação.

IV. Reconhecer a pessoa e sua transcendência, identificando, no mundo em que vive, outras dimensões além de a si mesmo, o outro e o hierático.

V. Relacionar fenômenos, fatos, processos e ideias, elaborando conceitos, identificando padrões e diferenças, construindo generalizações.

Assinale

A
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
B
se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
C
se somente as afirmativas III e V estiverem corretas.
D
se somente as afirmativas IV e V estiverem corretas.
E
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.