Biologia Metodologia Científica Ensino em Ciências e Biologia

O ensino de Biologia enfrenta inúmeros desafios, que incluem a definição do conteúdo frente ao aumento da produção de conhecimento na área, a relação dos conteúdos com as questões sociais e a formação para a participação cidadã. Nesse sentido, pesquisas na área de ensino de Ciências, bem como alguns documentos oficiais (exemplo: BRASIL, MEC, SEB, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio -  volume 2, 2006), propõem que o ensino de biologia deveria se pautar na alfabetização científica, que envolve, basicamente, as seguintes dimensões:

  • A.

    a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza da ciência e a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

  • B.

    a aquisição de um vocabulário avançado de conceitos científicos, o ensino com base nas novas tecnologias e a compreensão das relações entre ciência e sociedade.

  • C. o domínio dos conhecimentos biológicos essencialmente ligados às atualidades, a compreensão do método científico e a compreensão do papel do ser humano como usuário das novas tecnologias.
  • D.

    a aquisição de um vocabulário avançado de conceitos científicos, a formação do futuro cientista e a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

  • E.

    a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão de questões atuais e a compreensão sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade.