Imagem de fundo

Analise o texto abaixo.Super bactéria KPC O alerta sobre o aparecimento da superbactéri...

1
Q1075674
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Analise o texto abaixo.

Super bactéria KPC


O alerta sobre o aparecimento da superbactéria KPC (abreviatura de Klebsiella pneumoniae) que é resistente a quase todos os antibióticos e capaz de se espalhar pelos países do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia. Especialistas consultados acreditam que a situação merece atenção, mas não há necessidade de alarmismo. A bactéria KPC, uma bactéria antes comum, passou a produzir uma enzima (carbapenemase) capaz de anular medicamentos como penicilina, cefalosporinas e as carbapenemas.


(Veja on line 12.08.2010, A superbactéria e o medo de contágio, jttp://veja.abril.com.br/notícia/aonde/a-superbactéria-e-o-medo-do contagio.com. Com adaptações.)




Assinale a alternativa que, de acordo com a teoria moderna da evolução, explica o aparecimento da super bactéria de forma mais adequada.

A

A super bactéria é resistente a diferentes antibióticos porque sofreu mutações em suas proteínas e com isso desenvolveu essa resistência.

B

Na presença de antibióticos, variedades naturalmente resistentes tiveram maiores chances de se reproduzir e deixar descendentes.

C

Antibióticos são agentes mutagênicos que induzem novas mutações gerando variedades resistentes da bactéria.

D

Variedades resistentes de Klebsiella pneumoniae estão melhor adaptadas a qualquer ambiente, hospitalar ou não.

E

Bactérias comuns adquiriram a capacidade para produzir a enzima carbapenemase de pacientes resistentes aos antibióticos.