“Nada na biologia faz sentido, exceto pela luz da evolução.” Esta frase, título do arti...

“Nada na biologia faz sentido, exceto pela luz da evolução.” Esta frase, título do artigo publicado em 1973, do século passado por Theodosius Dobzhansky, credita à evolução toda a sua relevância, teoria que fez há pouco, 150 anos. Entre os fenômenos biológicos associados à evolução, a especiação ocupa posição de destaque. Sobre especiação, assinale a afirmativa correta:
A
A especiação é necessariamente dependente do isolamento geográfico, requisito básico para o isolamento reprodutivo.
B
A especiação alopátrica é caracterizada pela formação de espécies diferentes a partir do intercruzamento entre espécies de gêneros diferentes.
C
A especiação simpátrica é a origem de duas espécies, resultado da separação geográfica de populações da espécie ancestral por um evento geológico súbito, como um rio ou montanha.
D
A especiação por recombinação é um processo pelo qual duas espécies diferentes hibridam-se e o genoma misturado do híbrido resulta em uma terceira espécie, a partir de então, geneticamente isolada de seus ancestrais.
E
Após ocorrido o processo da especiação, diferentes fatores contribuem para a manutenção do isolamento reprodutivo entre as novas espécies formadas, como as diferenças etológicas, que exemplificam um caso de isolamento pószigótico.