Biologia Biologia Celular Genética

O TEXTO ABAIXO SE REFERE ÀS QUESTÕES 50 A 53


Plantas e animas possuem diferentes estilos de vida e utilizam diferentes estratégias de desenvolvimento; quatro processos são fundamentais para o desenvolvimento animal: (1) proliferação celular, com a produção de diversas células a partir de uma única célula inicial; (2) interações célula-célula, que coordenam o comportamento de cada célula com aqueles das suas vizinhas; (3) especialização celular, ou diferenciação, que dá origem as células com diferentes características em localizações distintas; e (4) movimento celular, que rearrranja as células, formando tecidos organizados e órgãos.

ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS J.: JOHNSON, A.; WALTER, P.; RAFF. K. Biologia Molecular da Célula. 6°. Edição. Porto Alegre: Artmed. 201. p.II45.


Considerando conheci mentos sobre a diferenciação celular. analise as proposições colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de afinnativa falsa. A segui r, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As diferenças estruturais e fisiológicas entre células de diferentes tecidos refletem a expressão de genomas específicos pra cada tecido.

( ) As sequências reguladoras são diferentes em tecidos específicos, definindo assim u ma expressão gênica diferencial.

( ) As diferentes células de um organismo tem um mesmo genoma, mas a ativação gênica depende de diferentes sequências reguladoras , promovendo o surgimento de células diferenciadas.

  • A.

    V - V - V.

  • B.

    V - F V

  • C.

    f - V - V .

  • D.

    F - F- V.

  • E.

    F - F - F.