Imagem de fundo

Considere as informações do texto abaixo. Síndrome de Spoan A síndrome de Spoan é uma c...

1
Q1075661
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Considere as informações do texto abaixo.


Síndrome de Spoan


A síndrome de Spoan é uma condição neurodegenerativa geneticamente determinada, de herança autossômica recessiva, que foi identificada em região do Rio Grande do Norte com muitos casamentos consanguíneos e que foi estudada de forma detalhada nos últimos quatro anos. O termo Spoan foi criado associando-se a primeira letra dos sintomas característicos da doença: paraplegia espástica, atrofia óptica e neuropatia periférica (Spastic Paraplegia, Optic Atrophy and Neuropathy). O gene responsável por essa condição localiza-se no cromossomo 11q13 [...] Ambos os sexos podem ser afetados e a doença parece se comportar da mesma maneira em homens e mulheres.


(Pesquisas/Doenças estudas Página do Centro de Estudos do Genoma Humano – IBUSP - http://genoma.ib.resp.br. Acesso em 30/10/2010)


De acordo com o texto, podemos concluir que


I. Essa síndrome obedece um padrão mendeliano de herança.

II. A probabilidade de um casal de pais normais, que já teve uma criança com a síndrome, ter uma nova criança com a síndrome é de 25%.

III. A maior probabilidade de casamentos consanguíneos gerarem crianças com a síndrome deve-se à maior taxa de mutação nessas famílias.


Está correto o que se afirma APENAS em

A

I.

B

II.

C

III.

D

I e II.

E

II e III.