Imagem de fundo

Os trabalhos de Gregor Mendel, realizados há quase dois séculos, continuam sendo a base...

Os trabalhos de Gregor Mendel, realizados há quase dois séculos, continuam sendo a base da genética; tudo o mais decorreu desses estudos pioneiros, executados pacientemente e com rigor matemático. Mendel estudou as variações em plantas, particularmente as ervilhas-de-cheiro, analisando estatisticamente as descendências de cruzamento (José A. Favaretto, 2016).


Em relação aos experimentos realizados por Mendel e os conhecimentos atuais, assinale a única afirmativa correta:


A

De acordo com vários historiadores, o sucesso de Mendel resultou de sua sólida formação acadêmica nas ciências biológicas e da rápida disseminação de seus resultados no meio científico.

B

O modelo de estudo foi a ervilha Pisum sativum. Entre as vantagens da escolha dessa espécie, estão o ciclo de vida longo e o elevado número de descendentes.

C

Em seus experimentos, Mendel analisou dezenas de características nas ervilhas, encontrando alguns padrões de herança como dominância completa, herança intermediária e codominância.

D

O monoibridismo ocorre quando se analisam as variedades de uma característica, em descendentes de um cruzamento, entre indivíduos de espécies diferentes.

E

Sabe-se hoje que a segregação dos fatores, prevista por Mendel, ocorre na anáfase I da meiose, com a disjunção dos cromossomos homólogos.