Biologia Biologia Celular Genética

Os trabalhos de Gregor Mendel, realizados há quase dois séculos, continuam sendo a base da genética; tudo o mais decorreu desses estudos pioneiros, executados pacientemente e com rigor matemático. Mendel estudou as variações em plantas, particularmente as ervilhas-de-cheiro, analisando estatisticamente as descendências de cruzamento (José A. Favaretto, 2016).


Em relação aos experimentos realizados por Mendel e os conhecimentos atuais, assinale a única afirmativa correta:


  • A.

    De acordo com vários historiadores, o sucesso de Mendel resultou de sua sólida formação acadêmica nas ciências biológicas e da rápida disseminação de seus resultados no meio científico.

  • B.

    O modelo de estudo foi a ervilha Pisum sativum. Entre as vantagens da escolha dessa espécie, estão o ciclo de vida longo e o elevado número de descendentes.

  • C.

    Em seus experimentos, Mendel analisou dezenas de características nas ervilhas, encontrando alguns padrões de herança como dominância completa, herança intermediária e codominância.

  • D.

    O monoibridismo ocorre quando se analisam as variedades de uma característica, em descendentes de um cruzamento, entre indivíduos de espécies diferentes.

  • E.

    Sabe-se hoje que a segregação dos fatores, prevista por Mendel, ocorre na anáfase I da meiose, com a disjunção dos cromossomos homólogos.