Imagem de fundo

“A importância das sementes para a vida humana decorre, antes de tudo, do fato de que a...

“A importância das sementes para a vida humana decorre, antes de tudo, do fato de que a evolução do gênero Homo se processou numa época geológica em que quase todos os tipos de vegetação terrestre do planeta já haviam sido dominados por plantas fanerógamas. Era, pois, forçoso que a maior parte dos vegetais aproveitados pelo homem saísse desse grupo, ou seja, de plantas com sementes (...). ”


(Trecho extraído de: LABOURIAU, L. F. G. O interesse do estudo das sementes. Estudos Avançados, São Paulo, v. 4, n. 9, p. 228-242, ago. 1990. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141990000200012&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 23 nov. 2018).


Todas as plantas que possuem sementes são chamadas de heterosporadas, mas essa característica não é exclusiva desse grupo. Quais as características de uma planta heterosporada e quais plantas podem ser consideradas pertencentes a essa categoria?

A

Produzem megásporos e micróporos, que dão origem respectivamente, ao anterozoide e a oosfera. Os vegetais conhecidos como samambaias são heterosporados.

B

Produzem microgametófitos e micrósporos, que dão origem ao grão de pólen e ao óvulo triploide, respectivamente. Os vegetais conhecidos como palmeiras são heterosporados.

C

Produzem megagametófitos e megásporos, que dão origem ao óvulo triploide e grão de pólen, respectivamente. Os vegetais conhecidos como orquídeas são heterosporados.

D

Produzem megásporos e micróporos, que dão origem, aos megagametófitos e microgametófito. Os vegetais conhecidos como Cicas são heterosporados.