Biologia Biologia Celular Histologia

“Entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma delgada lâmina de moléculas chamada lâmina basal. Esta estrutura só é visível ao microscópio eletrônico, aparecendo como uma camada elétron-densa que mede 20 a 100 nm de espessura, formada por uma delicada rede de delgadas fibrilas (lâmina densa).” (JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia Básica – Texto e Atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.67, 2013.) Os componentes principais das lâminas basais são

  • A.

    colágeno tipo IV, as glicoproteínas elastina e heparina e proteoglicanos (p. ex., miosina, um proteoglicano de sulfato de heparana).

  • B.

    colágeno tipo I, as glicoproteínas elastina e hemocianina e proteoglicanos (p. ex., perlecan, um proteoglicano de sulfato de niacina).

  • C.

    carboidratos, os glicolipídios elastina e heparina e proteoglicanos (p. ex., niacina, um proteoglicano de sulfato de magnésio).

  • D.

    colágeno tipo IV, as glicoproteínas laminina e entactina e proteoglicanos (p. ex., perlecan, um proteoglicano de sulfato de heparana).

  • E.

    colágeno tipo IV, os glicolipídios hemozoína e laminina e proteoglicanos (p. ex., agrecano, um proteoglicano de sulfato de ferro).