Imagem de fundo

Preocupado com possível poluição do meio marinho costeiro, próximo a uma região industr...

Preocupado com possível poluição do meio marinho costeiro, próximo a uma região industrializada, um oceanógrafo coleta amostras de água em locais diversos em busca de indicadores de poluição. Após a análise, ele prepara uma lista com algumas conclusões do seu estudo:

I – A amostra coletada na região portuária apresentou baixa concentração de metais pesados, o que é um aspecto positivo, mas alta turbidez, o que pode ser considerado como poluição do ambiente uma vez que pode prejudicar a penetração da luz e a fotossíntese, com efeitos prejudiciais para a ecologia da região.

II - A amostra coletada em uma região praiana apresentou níveis muito altos de coliformes fecais, determinando, portanto, condições impróprias para banho.

III – Outra amostra de uma diferente região praiana apresentou evidências (cor escura e presença de espuma associada a detergentes) de que o efluente do emissário submarino foi carregado pelas correntes até a praia, mas os níveis baixos de coliforme fecais observados demonstram a eficiência do sistema de tratamento, caracterizando a região, portanto, como não poluída.

IV – Uma amostra, localizada próximo a um efluente de drenagem urbana, apresentou alta concentração de algas indicando condições favoráveis ao desenvolvimento da vida marinha e, portanto, águas não poluídas.

Quais afirmativas não contêm erros conceituais em relação à poluição do meio marinho:

A

I e II

B

II e III

C

III e IV

D

I, II e III

E

II, III e IV