Imagem de fundo

Tudo que nos cerca, tudo que nossos sentidos podem perceber, apresenta-se incessantemen...

Tudo que nos cerca, tudo que nossos sentidos podem perceber, apresenta-se incessantemente em uma admirável multiplicidade de fenômenos. Reina em todo o planeta uma atividade espantosa, porém muitas causas podem reduzir seu equilíbrio, e as relações que existem nos ambientes naturais parecem sujeitas a transformações permanentes. A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.

A

Na ecologia, o termo população foi cunhado originalmente para denotar um grupo de seres humanos, posteriormente expandiu-se para incluir todos os organismos abióticos e bióticos.

B

O termo série contínua é usado para designar a disposição de populações silvestres e suas comunidades ao longo de gradientes em ecossistemas, e o termo série desordenada é aplicado para populações ou comunidades fragmentadas que formam o efeito de borda.

C

Como assinalou Novikoff (1945), existe continuidade e descontinuidade na evolução do universo. Pode-se considerar o desenvolvimento como contínuo, porque envolve uma mudança eterna; porém também é descontínuo, uma vez que permanece em um mesmo nível de organização.

D

Para que a sociedade inicie a implementação de soluções holísticas para os problemas ambientais relacionados aos biomas e à biosfera, o nível de organização de um ecossistema deve ser a primeira preocupação.

E

Um ecossistema apresenta permanente heterogeneidade do ponto de vista topográfico, botânico e zoológico, pedológico, hidrológico e geoquímico. Do ponto de vista termodinâmico, é um sistema mutável no tempo por ser fechado.