Imagem de fundo

O Brasil é considerado um país megadiverso, com cerca de 22% das espécies nativas mundi...

O Brasil é considerado um país megadiverso, com cerca de 22% das espécies nativas mundiais, aliás, o País com maior diversidade biológica (biodiversidade) do planeta.

Pela vasta riqueza vegetal e animal, o Brasil é alvo constante de biopiratas. Ao contrário de outras formas de contrabando ou de reprodução ilegal de conhecimentos sem autorização dos respectivos proprietários ou detentores, a biopirataria não é tipificada como ilícito criminal, mas apenas ilícito administrativo, com aplicação de multas que, excepcionalmente, são recolhidas pelo infrator.


Disponível em:

<http://bd.tjmg.jus.br/jspui/bitstream/tjmg/555/1/D3v182007.pdf>

Acesso em: 27 abr. 2016, com adaptações.


Com relação à biodiversidade e à biopirataria, assinale a alternativa correta.

A

Cultivo, produção, importação e transferência de organismos geneticamente modificados constituem formas de biopirataria.

B

Recursos genéticos obtidos em países megadiversos por comunidades estrangeiras não necessitam ser compartilhados com as comunidades locais.

C

A biopirataria, no Brasil, é resultado da globalização ocorrida entre os séculos 20 e 21.

D

No Brasil, ainda não há campanhas de combate à biopirataria, sendo de urgente necessidade a elaboração de leis acerca do assunto.

E

A biopirataria é a exploração, manipulação e exportação de recursos biológicos para fins comerciais, em desacordo com as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica (1992).