Imagem de fundo

Leia o texto a seguir: Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo: I. Coleções Biológi...

1
Q923013
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Leia o texto a seguir:

Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Coleções Biológicas constituem-se de coleções de seres vivos (atuais ou fósseis) no todo ou em suas partes, produtos e vestígios, bem como fazem parte as coleções didáticas e as coleções vivas abrigadas por jardins zoológicos, criadouros, aquários, oceanários, biotérios, centros de triagem, reabilitação ou recuperação de animais.

II. Qualquer Biólogo pode formar uma coleção pessoal, desde que preste serviços de preservação, depósito, fornecimento, empréstimo, identificação, capacitação de recursos humanos e/ou difusão científica, assim como podem certificar a qualidade do material biológico e que esteja de acordo com as leis, regulamentos e políticas regionais.

III. O curador, profissional de nível superior, tem a responsabilidade de promover a valorização científica da coleção biológica e de zelar pelos seus acervos materiais e científicos, exercendo para tanto todas as prerrogativas e atribuições decorrentes da função de curadoria.

IV. Bancos de sementes de espécies vegetais, coleções zoológicas, herbários e até mesmo jardins zoológicos e botânicos são exemplos de coleções in situ. Por sua vez, as coleções denominadas ex situ são aquelas em que o germoplasma é conservado por meio de criogenia em unidades de conservação, reservas biológicas e parques naturais.

V. A implantação de bancos de DNA visa estabelecer um inventário genômico de determinados grupos taxonômicos, a partir de um ou vários ecossistemas. Estes possibilitam o desenvolvimento de estudos e aplicações em genética da conservação, sistemática e evolução, genômica comparada, bioprospecção e desenvolvimento sustentável.

VI. Dados eletrônicos de coleções biológicas podem atualmente ser consultados via internet. O Genbank é um banco de dados público, que possui várias sequências de DNA, RNA e proteínas depositadas e pertence ao National Center for Biotechnology Information (NCBI), do Instituto Nacional de Saúde dos E.U.A.

Está CORRETO o que se afirma em

A
I, II, III e IV.
B
I, III e V.
C
II, III, V e VI.
D
III, IV e V.
E
III, V e VI.