Imagem de fundo

A técnica de tipagem de DNA baseada em análise de restrição enzimática de fragmentos lo...

A técnica de tipagem de DNA baseada em análise de restrição enzimática de fragmentos longos (do inglês RFLP – Restriction Fragment Long Repeats) utiliza enzimas capazes de cortar pares de base (pb) do DNA de dupla fita em pontos específicos. Baseado nesta informação observe as sequências a seguir de três segmentos do mesmo gene correspondentes a três pessoas diferentes que foram submetidas a análise de restrição com duas enzimas diferentes. A enzima HpaII tem sítio de restrição em C↓CGG e a enzima EcoRI em G↓AATTC. Assinale a resposta CORRETA das possíveis bandas encontradas no gel de restrição.

Caso 1

AAATCGCGTTAAGGGATATCCGGCCTCGAATTCCGTAATCCGGCTTAAGGCTTGTGCATG

TTTAGCGCAATTCCCTATAGGCCGGAGCTTAAGGCATTAGGCCGAATTCCGAACACGTAC

Caso 2

AAATCGCGTTAAGGGATATCGGGCCTCGAATTCCGTAATCCGGCTTAAGGCTTGTGCATG

TTTAGCGCAATTCCCTATAGCCCGGAGCTTAAGGCATTAGGCCGAATTCCGAACACGTAC

Caso 3

AAATCGCGTTAAGGGATATCGGGCCTCGTATTCCGTAATCTGGCTTAAGGCTTGTGCATG

TTTAGCGCAATTCCCTATAGGCCGGAGCATAAGGCATTAGACCGAATTCCGAACACGTAC

A

Com a enzima HpaII será encontrada no Caso 1 uma banda de 20 pb, no Caso 2 haverá uma banda de 20 pb e uma banda de 40 pb, no Caso 3 uma banda de 60 pb. Com a enzima EcoRI haverá duas bandas uma de 28 pb e outra de 32 pb nos Casos 1 e 2 e uma banda de 60 pb no Caso 3.

B

Com a enzima HpaII será encontrada no Caso 1 três bandas de 20 pb, no Caso 2 haverá uma banda de 24 pb e uma banda de 36 pb, no Caso 3 uma banda de 60 pb. Com a enzima EcoRI haverá duas bandas uma de 28 pb e outra de 32 pb nos Casos 1, 2 e 3.

C

Com a enzima HpaII será encontrada no Caso 1 uma banda de 30 pb, no Caso 2 haverá uma banda de 20 pb, no Caso 3 uma banda de 60 pb. Com a enzima EcoRI haverá duas bandas de 30 pb nos Casos 1 e 2 e uma banda de 58 pb no Caso 3.

D

Com a enzima HpaII será encontrada no Caso 1 uma banda de 20 pb, no Caso 2 haverá duas bandas de 30 pb, no Caso 3 uma banda de 50 pb. Com a enzima EcoRI haverá uma banda de 60 pb nos Casos 1, 2 e 3.