Biologia Ecologia Ecologia de populações/Ecossistemas Teia e cadeia alimentar


A seguinte descrição de um leite orgânico foi encontrada no anúncio de uma revista:

um leite produzido de maneira ecologicamente correta. Um alimento biologicamente superior, pois os animais produtores de leite orgânico são criados soltos no pasto, sem stress, recebendo alimentação 100% natural. O sistema de tratamento da saúde dos animais é homeopático e fitoterápico, evitando qualquer forma de agressão aos mesmos. O Leite Orgânico é único, visto que suas qualidades básicas superam, em muito, as do sistema convencional. Suas características específicas o tornam um alimento mais puro e saudável.

A partir dos seus conhecimentos sobre as relações entre os seres vivos, pode-se afirmar que nas fazendas produtoras de leite orgânico (http://www.taigors.com.br. Acessado em 30/10/2010.)



  • A.

    os consumidores primários são alimentados com organismos geneticamente modificados, aumentando sua resistência a doenças.

  • B.

    os consumidores secundários são tratados de forma preventiva, o que evita o uso de antibióticos e a posterior contaminação do solo.

  • C.

    os produtores desta cadeia alimentar recebem maior quantidade de sol do que numa fazenda convencional, aumentando sua produtividade.

  • D.

    os decompositores apresentam maior dificuldade de desempenhar seu papel ecológico pois o leite orgânico é um alimento biologicamente superior.

  • E.

    os consumidores terciários apresentam um menor acúmulo de aditivos químicos em seu organismo do que os de uma fazenda convencional.