A seguinte descrição de um leite orgânico foi encontrada no anúncio de uma revista:
um leite produzido de maneira ecologicamente correta. Um alimento biologicamente superior, pois os animais produtores de leite orgânico são criados soltos no pasto, sem stress, recebendo alimentação 100% natural. O sistema de tratamento da saúde dos animais é homeopático e fitoterápico, evitando qualquer forma de agressão aos mesmos. O Leite Orgânico é único, visto que suas qualidades básicas superam, em muito, as do sistema convencional. Suas características específicas o tornam um alimento mais puro e saudável.
A partir dos seus conhecimentos sobre as relações entre os seres vivos, pode-se afirmar que nas fazendas produtoras de leite orgânico (http://www.taigors.com.br. Acessado em 30/10/2010.)
os consumidores primários são alimentados com organismos geneticamente modificados, aumentando sua resistência a doenças.
os consumidores secundários são tratados de forma preventiva, o que evita o uso de antibióticos e a posterior contaminação do solo.
os produtores desta cadeia alimentar recebem maior quantidade de sol do que numa fazenda convencional, aumentando sua produtividade.
os decompositores apresentam maior dificuldade de desempenhar seu papel ecológico pois o leite orgânico é um alimento biologicamente superior.
os consumidores terciários apresentam um menor acúmulo de aditivos químicos em seu organismo do que os de uma fazenda convencional.