Imagem de fundo

Considere o fragmento de reportagem de uma revista de divulgação científica.Poluição qu...

1
Q1178216
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Considere o fragmento de reportagem de uma revista de divulgação científica.


Poluição que vem de longe


Regiões isoladas, com características primitivas e sem fontes locais de produção de resíduos tóxicos, também podem estar sujeitas aos efeitos da poluição gerada a milhares de quilômetros. Os pesquisadores verificaram que, mesmo isoladas, algumas espécies de crustáceos, peixes e aves apresentavam em seu organismo concentrações relativamente significativas de compostos químicos altamente tóxicos, como pesticidas organoclorados (ex. DDTs) e bifenilas policloradas (PCBs), substâncias bastante usadas na fabricação de borrachas, plásticos e tintas. O pesquisador responsável explica que a dieta desses animais geralmente se caracteriza como uma das principais formas de exposição às substâncias estudadas e que, apesar de não terem observado diferenças significativas em relação ao acúmulo de poluentes entre as espécies estudadas, é natural que as aves estejam mais expostas a esses resíduos. Isso porque elas estão sujeitas à contaminação, como as outras espécies do arquipélago, de forma mais agravada, uma vez que acabam se alimentando dos peixes já contaminados.


(Adaptado de: Revista FAPESP, Edição Online. 26 de julho de 2013. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/26/ poluicao-que-vem-de-longe/)


O conceito e o significado do fenômeno biológico que expressa o problema ambiental apresentado pelos pesquisadores são:

A

Eutrofização, que é o processo que ocorre em ambientes aquáticos em função do acúmulo excessivo de nutrientes na água.

B

Eutrofização, que é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas e acumuladas pelos organismos vivos.

C

Bioacumulação, que é o processo que ocorre em ambientes aquáticos em função do acúmulo excessivo de nutrientes na água.

D

Resistência ambiental, que é o conjunto de fatores que regulam o crescimento de uma população.

E

Bioacumulação, que é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas e acumuladas pelos organismos vivos.