Imagem de fundo

Uma forma de representar a quantidade de biomassa disponível para o nível trófico segui...

Uma forma de representar a quantidade de biomassa disponível para o nível trófico seguinte é a chamada pirâmide de biomassa. Normalmente, os produtores possuem maior quantidade de biomassa para conseguir manter os consumidores primários (figura 1). Entretanto, em alguns casos, pode-se construir uma pirâmide de biomassa invertida, na qual os produtores possuem menor quantidade de biomassa do que os consumidores primários (figura 2)


.


Pirâmides de biomassa invertidas, como na figura 2, são possíveis quando o(a)

A

tamanho dos indivíduos produtores é muito menor se comparado ao tamanho dos consumidores primários, tornando a pirâmide mais estreita na base.

B

quantidade de produtores é muito menor se comparada à quantidade de consumidores primários, já que os primeiros possuem tamanhos reduzidos em relação aos segundos.

C

taxa de reprodução dos produtores é muito elevada, o que garante a rápida reposição da biomassa perdida pela alimentação dos consumidores primários.

D
metabolismo basal dos produtores é muito acelerado, impedindo o acúmulo de grande quantidade de biomassa nos consumidores primários.