Imagem de fundo

Um biomédico, após observar uma lâmina histológica de tecido humano no microscópio de l...

1
Q1011854
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Um biomédico, após observar uma lâmina histológica de tecido humano no microscópio de luz (ou óptico), descreveu a presença de capilares sanguíneos e diferentes tipos celulares imersos em abundante substância intercelular. A descrição permite identificar o material como pertencente ao tecido

A

sanguíneo, caracterizado por possuir grande quantidade de substância intercelular líquida denominado plasma sanguíneo, no qual apenas células sanguíneas estão imersas.

B

epitelial de revestimento, formado por células pavimentosas, cúbicas e cilíndricos e a presença de capilares sanguíneos observada é a explicação para a ocorrência de sangramento em ocasiões de ferimentos nesse tecido.

C

epitelial glandular, as células são unidas umas às outras com capacidade secretora, liberando seus produtos de secreção imediatamente e acumulando entre elas uma abundante substância intercelular.

D

muscular, localizado nas paredes dos vasos sanguíneos, formado por células estriadas e lisas com abundante substância intercelular para gerar o estímulo necessário para iniciar a contração.

E

conjuntivo, suprido diretamente por vasos sanguíneos e linfáticos, constituído por fibroblastos, responsáveis pela síntese de substância intercelular, e também por macrófagos e mastócitos.