Imagem de fundo

O princípio dos 3R é um compromisso da comunidade científica mundial em seguir os Princ...

O princípio dos 3R é um compromisso da comunidade científica mundial em seguir os Princípios de Russell-Burch (1959) de “redução (reduction), substituição (replacement) e refinamento (refinament) ” no uso de animais em pesquisa científica e em laboratórios. São exemplos de ações de redução, substituição e refinamento, respectivamente:
A
assegurar que as dosagens das drogas estejam corretas; estabelecer cuidados pós-cirúrgicos adequados; criar banco de dados, facilitando o acesso à literatura especializada.
B
trabalhar com órgãos e tecidos isolados de animais; aperfeiçoar protocolos experimentais para minimizar a dor ou o estresse do animal sempre que possível; aperfeiçoar a qualidade genética, sanitária e ambiental dos animais, possibilitando uma menor dispersão dos resultados.
C
utilizar técnicas in vitro como cultura de tecidos e células; realizar cirurgias de forma asséptica para evitar infecções; substituir estudos em animais vertebrados vivos, por invertebrados, embriões de vertebrados ou micro-organismos.
D
planejar os experimentos, a fim de poder compartilhar os mesmos animais; utilizar sistemas físico-químicos mimetizantes de funções biológicas; promover treinamento adequado de profissionais antes de executar qualquer experimento.