Biologia Metodologia Científica Práticas Laboratoriais

A preparação do sêmen tem como objetivo separar os espermatozoides do plasma seminal e selecionar os espermatozoides móveis e morfologicamente normais, livres de debris celulares, células não germinativas e espermatozoides mortos. A técnica utilizada para o preparo seminal varia de acordo com as características do sêmen e da técnica de fertilização in vitro (FIV) proposta. Considerando um ciclo de FIV em que será realizado o método de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), com a utilização de uma amostra de sêmen que apresenta 50 milhões de espermatozoides por mL e 80% de motilidade progressiva, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Não é necessária a preparação de amostras para a realização da técnica de ICSI.

  • B.

    Indica-se a lavagem simples da amostra seminal, que apenas separa os espermatozoides do líquido seminal e promove a maior recuperação de espermatozoides.

  • C.

    Indica-se o preparo seminal exclusivamente pela técnica de swim-up, na qual os espermatozoides são selecionados por sua habilidade de nadar em direção ascendente a partir do plasma seminal para o meio de cultura. Essa técnica recupera um menor número de espermatozoides, entretanto seleciona aqueles com melhor motilidade para serem utilizados em técnicas de FIV.

  • D.

    Indica-se o preparo seminal exclusivamente pela técnica de centrifugação por gradiente de densidade descontínuo, que se baseia na separação das células por sua densidade, e os espermatozoides móveis nadam ativamente pelas camadas de gradiente formando um precipitado no fundo do tubo. Resulta em uma fração com espermatozoides móveis livres de debris celulares, leucócitos, células não germinativas e espermatozoides mortos.

  • E.

    Pode ser utilizado o preparo seminal pela técnica de swim-up ou centrifugação por gradiente de densidade descontínuo, as quais promovem a recuperação de espermatozoides de boa qualidade e são indicadas para realização das técnicas de ICSI e FIV clássica.