Os microscópios são instrumentos que ampliam as percepções humanas, permitindo a observ...

Os microscópios são instrumentos que ampliam as percepções humanas, permitindo a observação de estruturas que não seriam visíveis a olho nu. Sobre os microscópios, assinale a alternativa INCORRETA.

A

O aumento final alcançado por um microscópio de luz, também chamado de aumento nominal, é resultado da multiplicação dos aumentos proporcionados pela objetiva e pela ocular.

B

Se um objeto é observado em um microscópio de luz com uma objetiva que aumenta 40 vezes, e a ocular amplia 20 vezes a imagem, o aumento nominal será de 800 vezes (20 X 40 = 800).

C

Uma das características mais importantes de um microscópio é o seu poder de resolução. É esse poder de resolução que demonstra a capacidade de um microscópio mostrar detalhes com nitidez.

D

Em um microscópio de luz, algumas objetivas são preparadas para imersão. A imersão consiste em colocar uma gota de óleo de imersão sobre a lamínula de vidro que recobre a amostra e encostar a objetiva no líquido, obtendo assim aumentos ainda maiores.

E

Os microscópios de luz têm um limite de resolução próximo de 0,0002 mm, o que não permite ver estruturas celulares de maior tamanho, como o núcleo.