Biologia Metodologia Científica Práticas Laboratoriais

De acordo com a legislação em vigor, o laboratório clínico deve:

1) dispor de instruções escritas, disponíveis e atualizadas para todos os processos analíticos, podendo ser utilizadas as instruções do fabricante.

2) utilizar controle de qualidade para monitorar o processo analítico, com garantia de registro dos resultados obtidos e análise dos dados, e definindo os critérios de aceitação dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada.

3) para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, adotar formas alternativas de controle da qualidade, descritas em literatura científica. Analisando os itens 1, 2 e 3, é correto afirmar que:

  • A.

    o item 1 é atendido através da elaboração de procedimentos operacionais padrão pela diretoria do serviço.

  • B.

    o item 2 é atendido através da utilização do controle de qualidade externo, fornecido pelo fabricante dos reagentes dos analitos.

  • C.

    os itens 1 e 2 são atendidos através da utilização do controle interno e do procedimento operacional padrão, respectivamente.

  • D.

    os itens 1 e 3 são atendidos através da utilização do controle externo e do controle interno, respectivamente, de qualidade.

  • E.

    os itens 2 e 3 são atendidos através da utilização do controle interno e do controle externo, respectivamente, de qualidade.