Imagem de fundo

Em relação aos erros que podem ocorrer nas contagens celulares automatizadas realizadas...

Em relação aos erros que podem ocorrer nas contagens celulares automatizadas realizadas pelos analisadores hematológicos, considere as seguintes afirmativas:

1- A presença de eritroblastos em uma amostra de sangue colhida em EDTA pode gerar uma leucometria falsamente aumentada. Uma amostra analisada 3 dias após a coleta pode gerar uma leucometria falsamente diminuída, devido à lise de leucócitos.

2- Tanto uma elevada contagem de leucócitos como uma hiperlipidemia em uma amostra de sangue periférico podem gerar resultados falsamente aumentados na dosagem de hemoglobina.

3. A presença de plaquetas gigantes e micrócitos, ambos com volumes próximos ao threshold, pode gerar contagens imprecisas de plaquetas e eritrócitos, contudo essa interferência é menor na contagem de eritrócitos pelo fato de sua concentração ser muito superior à de plaquetas no sangue periférico.

4. A presença de crioaglutininas em uma amostra de sangue periférico normalmente não exerce influência sobre a contagem de eritrócitos, volume globular e concentração de hemoglobina corpuscular média.

Assinale a alternativa CORRETA.

A

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

B

Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

C

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

D

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

E

Todas as alternativas são verdadeiras