Imagem de fundo

Para o trabalho em laboratório, regras básicas devem ser seguidas a fim de se evitar qu...

Para o trabalho em laboratório, regras básicas devem ser seguidas a fim de se evitar que acidentes de qualquer natureza ocorram. Entre essas regras, algumas formam um padrão a ponto de valer para todo tipo de laboratório, como, considerar todo equipamento infeccioso. Seguir tais regras, por si só, contribui para prevenir a iminente falha dos desavisados dentro de um laboratório. Outra regra fundamental, consiste em expor na porta do laboratório sinais de aviso, nos quais fiquem indicados os níveis de risco dos agentes em uso. Entre as regras descritas abaixo, assinale a única afirmativa correta:
A
Usar roupas leves, preferencialmente camisas de malha de algodão e calças estilo jeans, durante a manipulação de reagentes e materiais biológicos, pois estes tipos de vestuários são fáceis de serem lavados e desinfectados.
B
Determinar, no interior do laboratório, um local fixo para pequenas refeições, de modo que somente neste local fique locado o frigobar ou geladeira para armazenamento dos alimentos.
C
Não transitar nos corredores com material patogênico a não ser que esteja acondicionado conforme normas de biossegurança.
D
Descontaminar, rigorosamente uma vez por semana, a bancada de trabalho e materiais do laboratório utilizados.
E
No caso de material humano utilizado em laboratório para a descontaminação de materiais cirúrgicos, dispor sempre do uso convencional de autoclave, capaz de inativar todos os tipos de contaminantes, inclusive príons.