Imagem de fundo

O Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) define o exame de urina de rotina ...

O Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) define o exame de urina de rotina como “o teste de urina com procedimentos normalmente realizados de forma rápida, confiável, precisa, segura e custoefetiva”. As razões para a realização do exame de urina identificadas pelo CLSI incluem: auxílio no diagnóstico da doença, triagem de populações assintomáticas para a detecção de doenças, acompanhamento da progressão da doença e da eficácia do tratamento. Assinale a alternativa correta:
A
Para o exame de urina de rotina, a coleta da urina deve ser realizada após, no mínimo, 4 horas da última micção, independentemente se o indivíduo tiver realizado atividade física intensa nas seis horas precedentes.
B
Os tipos de amostras mais frequentemente utilizados para o exame de urina de rotina são apenas: amostra aleatória e a primeira urina da manhã.
C
A primeira amostra da urina da manhã é a amostra ideal para o exame de urina de rotina, por ser menos concentrada, garantindo, assim, a detecção dos compostos químicos e elementos formados que não podem ser observados em uma amostra aleatória mais concentrada.
D
Na coleta de urina para exame de rotina, é desejável que seja feita assepsia da região urogenital e, para a realização deste procedimento, os pacientes devem ser orientados a lavar as mãos antes de iniciar a coleta e a estarem munidos de material de higiene adequado.