Imagem de fundo

Durante um processo infeccioso, dependendo do agente etiológico, várias alterações hema...

Durante um processo infeccioso, dependendo do agente etiológico, várias alterações hematológicas são observadas no hemograma quanto à composição e morfologia dos leucócitos, as quais correspondem à cinética e função das células envolvidas nos processos de defesa contra um determinado agente infeccioso.

Em relação às possíveis alterações observadas no hemograma de um paciente com sepse por bactérias Gram positivas, qual das alternativas abaixo está correta?

A
Leucocitose com linfocitose e presença de linfócitos atípicos.
B
Leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda, granulações tóxicas, vacuolização citoplasmática nos neutrófilos e bastonete de Auer.
C
A leucopenia ou pancitopenia não são alterações hematológicas observadas nos casos de sepse por bactérias Gram-positivas.
D
Leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda, granulações tóxicas, vacuolização citoplasmática nos neutrófilos e corpos de Dhöle.
E
As alterações quantitativas e morfológicas observadas no hemograma de pacientes com sepse por bactérias Gram-positivas sempre são semelhantes àquelas ocasionadas por Gramnegativos, como leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda e granulações tóxicas.