Biologia Meio Ambiente Recursos Hídricos

A tabela a seguir demonstra determinados parâmetros presentes em um documento do DMAE/Uberlândia referente a resultados de análises de água. Alguns deles são importantes para caracterizar tanto a qualidade da água que será destinada à rede de distribuição de uma cidade quanto a qualidade da água de despejo que irá para um corpo receptor.

DMAE/Uberlândia. Disponível em: https://www.uberlandia. mg.gov.br/prefeitura/orgaos-municipais/dmae/qualidade-daagua- 2/. Acesso em: 23 out. 2019.

Em relação a esses parâmetros, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O pH da água influencia a toxicidade de várias substâncias de referência comumente empregadas para se examinar as condições de sensibilidade dos organismos-teste em procedimentos ecotoxicológicos.

  • B.

    A turbidez da água é afetada, entre outros aspectos, pelos materiais sólidos em suspensão, compreendendo um fator que pode limitar a produção primária de espécies de macrófitas aquáticas submersas.

  • C.

    O microrganismo Escherichia coli é uma bactéria gram-negativa que pode ser detectada em testes que envolvem a fermentação da lactose e visam indicar a presença de coliformes na água.

  • D.

    A cor da água em um ambiente é alterada predominantemente por corantes artificiais oriundos de atividades industriais, sendo pouco influenciada por circunstâncias naturais como a decomposição de matéria orgânica.