Imagem de fundo

A contaminação ocorre pela introdução, pelo depósito ou pela infiltração de substâncias...

A contaminação ocorre pela introdução, pelo depósito ou pela infiltração de substâncias ou resíduos poluentes, de forma planejada ou acidental, no meio ambiente. Apesar de avanços no controle das liberações de poluentes na atividade industrial, as emissões atmosféricas ainda constituem uma fonte importante de poluição do ar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

A

Os poluentes raramente afetam a saúde humana e animal, principalmente se tiverem sido liberados em locais distantes das aglomerações humanas.

B

O desenvolvimento de indicadores ecológicos, que permitem apurar de maneira eficiente o custo econômico associado à poluição, é uma ação de grande importância para a tomada de decisão dos gestores públicos, mas não para a sociedade, já que é papel dos governantes resolver os problemas associados à poluição.

C

Uma importante fonte de contaminação dos solos e das águas subterrâneas são os postos de combustíveis, devido ao armazenamento de derivados de petróleo em tanques enterrados, que, ao longo do tempo, acabam vazando, sobretudo pela deterioração dos materiais que os constituem.

D

Considerando-se o desenvolvimento socioeconômico propiciado pela indústria, mesmo com o aumento do número de mortes e doenças causados pela poluição a curto e a longo prazos, os resultados são benéficos para a população.