Imagem de fundo

A mudança climática acelerou-se entre 2001 e 2010, um período caracterizado pelas chuva...

A mudança climática acelerou-se entre 2001 e 2010, um período caracterizado pelas chuvas fortes, temperaturas extremas e diversos fenômenos meteorológicos extraordinários, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Acerca das influências de alterações do clima na vida e nos ciclos biogeoquímicos, assinale a opção correta.

A

O carbono existente na atmosfera, na forma de CO2, entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da respiração.

B

Não existe conexão entre o ciclo do nitrogênio e os serviços prestados pelo ecossistema, como a produção de alimentos e a regulação climática, de modo que alterações nesses ciclos não afetam o bem-estar da população.

C

A ampliação do semiárido nordestino, que ocupa cerca de 48% da região, incluindo parte da Bahia, é responsável por perdas na agricultura e ameaças à biodiversidade, o que gera impactos sociais, econômicos e ambientais.

D

O trajeto de uma substância do ambiente abiótico para o biótico e do biótico para o abiótico é conhecido como produtividade primária bruta.