Imagem de fundo

A partir de dados fornecidos pela UNESCO, o uso mundial total de água fresca é estimado...

A partir de dados fornecidos pela UNESCO, o uso mundial total de água fresca é estimado em cerca de quatro mil quilômetros cúbicos por ano; porém, mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo não tem acesso à água potável para beber.

Fatos históricos demonstram que algumas das mais generalizadas epidemias que já afligiram as populações humanas tiveram sua origem em sistemas de distribuição de água. Portanto, maior atenção deve ser dada a esse fato, pois a água contribui para a saúde humana, e esses dois recursos, água e saúde, associados, podem melhorar as perspectivas de desenvolvimento de qualquer país. A relação entre água, higiene e saúde é um conceito que acompanha o gênero desde o início da civilização.


(O Mundo da Saúde, São Paulo, 2013)


A oferta de água para abastecimento tem sido apontada como um dos grandes problemas do século XXI . obre a contaminação da água, analise as afirmativas a seguir.

I. Chlamydia trachomatis, Yersinia, Shigella e Campylobacter pylori são exemplos de bactérias que podem contaminar as águas e os seres humanos que entram em contato com elas.

II. Adenovírus entérico, pólio, Rotavirus, Norovírus, Vírus da Hepatite são exemplos de partículas virais que podem contaminar as águas e os seres humanos que entram em contato com elas.

III. Trichuris trichiura, Isospora Belli, Cryptosporidium parvum, Entameba histolytica são parasitos eucariotos que podem infectar seres humanos a partir do contato com água contaminada.

Está correto o que se afirma em:

A

II, apenas.

B

I e II, apenas.

C

I e III, apenas.

D

II e III, apenas.

E

I, II e III.