Imagem de fundo

As principais características dos esgotos domésticos são matéria sólida, temperatura, o...

As principais características dos esgotos domésticos são matéria sólida, temperatura, odor, cor e turbidez, variação de vazão e ação de bactérias na degradação da matéria. Além disso,
A
contêm aproximadamente 50% de água e 50% de sólidos, sendo esses resíduos sólidos que causam os problemas de poluição das águas, trazendo a necessidade de se tratar os esgotos.
B
a temperatura do esgoto é bastante elevada, cerca de 5 vezes superior à das águas de abastecimento, e a velocidade de decomposição do esgoto é proporcional à diminuição da temperatura.
C
os odores característicos do esgoto são causados pelos gases formados no processo de decomposição aeróbia. O odor de mofo é típico de esgoto fresco e o odor de ovo podre é típico do esgoto séptico.
D
a cor e a turbidez indicam de imediato o estado de decomposição do esgoto, sendo a cor preta típica do esgoto fresco e a tonalidade acinzentada acompanhada de alguma turbidez típica do esgoto velho.
E
os excretas lançados no solo sofrem ação de natureza bioquímica pela presença de bactérias saprófitas até sua mineralização, e a decomposição aeróbia acontece quando a matéria orgânica está em íntimo contato com o gás oxigênio.