Imagem de fundo

Nos oceanos, é correto afirmar que

Nos oceanos, é correto afirmar que
A
na zona batial, a temperatura fica em torno de 15 ºC, devido a correntes marinhas quentes que se originam no Equador e se deslocam por grandes profundidades.
B
a zona nerítica atinge cerca de 200 m de profundidade e aproximadamente 50 km de extensão a partir do litoral, sendo rica em produtividade e biomassa e intensivamente explorada comercialmente.
C
a ressurgência que corresponde à subida de águas profundas para a superfície é um fenômeno que ocorre em várias regiões costeiras entre 30 e 45º de latitude e que depende da rotação do planeta e da alta incidência de chuvas na costa.
D
a Corrente de Humboldt tem origem na América Central e se desloca para leste em direção ao norte da Europa, possibilitando um clima ameno na costa atlântica europeia, especialmente na Irlanda, Grã- -Bretanha e sul da Escandinávia.
E
na zona intertidal, há a presença maciça de organismos nectônicos de grande porte em função da presença de algas pluricelulares em abundância, possibilitando a pesca de muitas espécies marinhas para consumo humano.