Várias medidas podem ser desenvolvidas para o controle de pragas urbanas e agrícolas, b...

Várias medidas podem ser desenvolvidas para o controle de pragas urbanas e agrícolas, bem como de hospedeiros e agentes transmissores de doenças. Essas ações devem ser colocadas em prática levando em conta sua efetividade e minimizando possíveis danos para a saúde da população e para o meio ambiente.


O quadro a seguir mostra alguns possíveis tipos de controle, com dez possíveis medidas numeradas sequencialmente.

CONTROLE MECÂNICO

CONTROLE BIOLÓGICO

CONTROLE QUÍMICO

I. Drenagem e retificação de criadouros

II. Coleta e destino adequado do lixo

III. Eliminação de criadouros temporários

IV. Telagem de janelas

V. Predadores (peixes molusquicidas ou larvofagos)

VI. Parasitas (fungos de insetos)

VII. Patógenos (virus e bactérias)

VIII. Uso de Inseticidas

IX. Uso de Molosquicidas

X. Uso de Rodenticidas

Com base nas informações acima e em conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

A

A medida V pode ser utilizada no combate ao hospedeiro intermediário da esquistossomose através de peixe que se alimenta do molusco, mas identificação e tratamento de indivíduos portadores e o tratamento de esgoto são ações recomendadas.

B

As ações II, X podem ser úteis no controle da leptospirose e da peste bubônica, pois matam o agente transmissor das patologias.

C

As medidas I, II, III e IV são recomendadas para o controle vetorial da dengue, já a medida VIII deve ser preferencialmente implementada como ações emergenciais.

D

Leishmaniose, filariose e malária são causadas por parasitos bastante diferentes, mas apresentam similaridades no controle dos agentes transmissores, como as ações IV e VIII.

E

Na prevenção da dengue e da febre amarela, controle vetorial é uma ação de responsabilidade coletiva e que não se restringe apenas ao setor público, daí a importância do esclarecimento e da educação da população.