Imagem de fundo

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação...

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, é uma das iniciativas governamentais com vistas à vacinação do público escolar. Durante dois anos, as escolas públicas que aderiram ao programa, desenvolvem ações, dentre elas, o incentivo à atualização da situação vacinal de alunos contra o HPV, bem como as demais imunizações previstas na caderneta de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, os HPV (papilomavírus humano) são capazes de infectar a pele e as mucosas. Existem mais de 150 tipos, dos quais 40 podem provocar câncer. Os principais tipos podem ser combatidos com duas doses da vacina, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde para meninas de 9 a 14 e meninos de 11 a 14 anos. Sobre o HPV, assinale a alternativa correta.
A
Em meninas e meninos, nas faixas etárias supracitadas, que foram expostos ao vírus HPV no início da vida sexual, a imunização ameniza as lesões pré-malignas causadas pelos vírus.
B
A vacina contra o HPV pode auxiliar no tratamento de um indivíduo infectado, uma vez que reduz sua carga viral.
C
A vacina contra o HPV pode auxiliar no Em mulheres e homens que foram expostos ao vírus HPV, a produção de anticorpos é 10 vezes superior àquela verificada em mulheres e homens que não tiveram contato com o HPV.
D
A vacina contra o HPV é produzida a partir de vírus inativos que provocam a lenta produção de anticorpos e apresenta a mesma eficácia nas diferentes faixas etárias.
E
A vacina é altamente eficaz em meninas (de 9 a 14 anos) e meninos (de 11 a 14 anos), uma vez que a maioria delas/es ainda não iniciou a vida sexual e não foi exposta ao vírus HPV.