Imagem de fundo

Os vírus são sistemas vivos que não apresentam maquinaria citoplasmática suficiente par...

Os vírus são sistemas vivos que não apresentam maquinaria citoplasmática suficiente para sua replicação, sendo, desta forma, dependentes de outras células, que infectam e então passam a produzir o seu material genético. De modo geral, os vírus são associados a doenças; entretanto, devido a esta estratégia metabólica, constituem-se em importantes ferramentas no tratamento de diversas doenças por meio da terapia gênica. As técnicas da terapia gênica consistem na introdução de um novo genoma na célula-alvo através de um vetor (transportador). Os processos do ciclo reprodutivo dos vírus que permitem o sucesso da sua aplicação na técnica de terapia gênica são entrada

A

e transporte do gene inserido até o núcleo da célula, entretanto, com bloqueio da transcrição do RNAm a partir do gene, mas com tradução do RNAm em proteína, secreção, fixação na membrana ou expressão citoplasmática da proteína.

B

e transporte do gene inserido até o núcleo da célula, transcrição do RNAm a partir do material genético original do vírus, tradução do RNAm em proteína, secreção, fixação na membrana ou expressão citoplasmática da proteína.

C

na célula, seleção dos genes virais essenciais para sua replicação no citoplasma, inserção destes genes no núcleo da célula, transcrição e tradução conforme esses genes, o que implica no sucesso de sua proliferação.

D

e transporte do gene inserido até o núcleo da célula, transcrição do RNAm a partir do gene, tradução do RNAm em proteína viral original (antes do inserto), que desencadeará a replicação do vírus e sua liberação na célula, o que reiniciará o processo.

E

e transporte do gene inserido até o núcleo da célula, transcrição do RNAm a partir do gene, tradução do RNAm em proteína, secreção, fixação na membrana ou expressão citoplasmática da proteína.