Imagem de fundo

Leia o texto a seguir:O assustador vírus incurável que está dizimando criações de porco...

Leia o texto a seguir:


O assustador vírus incurável que está dizimando criações de porco na China


As pandemias globais que causam impacto nos suprimentos de comida são especialmente assustadoras. A mais recente ameaça vem da febre suína africana, um vírus altamente contagioso, sem cura conhecida, e com uma taxa de sobrevivência quase nula para os porcos infectados.

A boa notícia é que a doença (ainda) não é prejudicial à saúde humana. A má notícia é que isso provavelmente trará um prejuízo para o seu bolso. O epicentro da atual crise é a China, maior produtora e consumidora de carne suína do mundo. O país é responsável por mais da metade da população global de porcos.

A China está lutando para conter a doença, que se espalhou para todas as partes do país desde agosto do ano passado.

Porcos infectados com a febre geralmente morrem dentro de dez dias. Se um único porco tiver o vírus, todo o rebanho deve ser abatido. Os agricultores sofrem geralmente perdas financeiras substanciais neste processo.

Ainda que o vírus da febre suína africana possa sobreviver por semanas ou meses em carne de porco crua e congelada, ele não é prejudicial aos seres humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/26/o-assustador-virus-incuravel-que-esta-dizimando-criacoes-de-porco-na-china.ghtml. Acesso em: 04 mai. 2019.


Considerando o texto apresentado, percebe-se que os vírus possuem várias características que lhe são marcantes. Uma delas está relacionada ao fato de o vírus da febre suína africana ainda não prejudicar humanos. Qual característica dos vírus está relacionada a esse fato?

A

Possuírem especificidade.

B

Serem parasitas intracelulares obrigatórios.

C

Realizarem ciclo lítico e lisogênico.

D

Conseguirem produzir DNA a partir de RNA.