Imagem de fundo

Os baculovírus são vírus patogênicos a insetos, encontrados principalmente na ordem Lep...

Os baculovírus são vírus patogênicos a insetos, encontrados principalmente na ordem Lepidoptera. Como as larvas Anticarsia gemmatalis, é uma praga que causa sérios danos à cultura da soja na América Latina. Devido a sua ocorrência natural, os baculovírus são ótimos candidatos e já estão sendo usados em programas de manejo integrado de pragas, e sua inclusão natural em cristais proteicos permite a produção de biopesticidas com fácil tecnologia de aplicação e efetividade infectiva, representando economia e biossegurança em relação aos inseticidas químicos. Em diversos testes de segurança, foi estabelecido que o vírus é inofensivo a microrganismos, outros invertebrados (exceto alguns insetos), vertebrados e plantas, e persistem no meio ambiente, podendo causar epizootias, com morte de um grande número de larvas. Além disso, ao morrer, geralmente o inseto rompese facilmente, liberando grande quantidade de poliedros (vírus incluídos em cristais proteicos) no ambiente, servindo de inóculo para infectar populações subsequentes de larvas do inseto hospedeiro.


(veja figura a seguir)


Fonte: CASTRO, et.al. Biologia Molecular de Baculovírus e seu uso no Controle Biológico de pragas no Brasil, Pesq. agropec. bras., Brasília, v.34, n.10, p.1733-1761, 1999 Disponível em www.scielo.br/pdf/pab/v34n10/7175.pd Acesso em 08/02/2018



Com base nas informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

A

Mutações virais podem alterar o espectro de hospedeiros do baculovírus, bem como aumentar ou reduzir sua letalidade.

B

Os biopesticidas tendem a afetar menos a comunidade ecológica dos ecossistemas onde eles são utilizados do que os inseticidas químicos.

C

O manejo integrado de pragas pode ser favorecido pela alternância entre o inseticida biológico e os inseticidas químicos para evitar a seleção de resistências.

D

O uso continuado de baculovírus para o combate à lagarta da soja tende a se manter eficiente ao longo do tempo, diferentemente do uso de inseticidas químicos.

E

Os baculovírus não são de todo inócuos para o meio ambiente, podendo afetar a dieta de pássaros insetívoros e processos de polinização.