Imagem de fundo

”Os mamíferos apresentam inúmeras diferenças em relação aos demais amniotas, quanto à a...

”Os mamíferos apresentam inúmeras diferenças em relação aos demais amniotas, quanto à anatomia interna e a fisiologia. Algumas delas se relacionam ao metabolismo endotérmico; sistemas similares evoluíram convergentemente nos demais vertebrados endotérmicos, as aves. Outras são unicamente mamalianas, refletindo sua história evolutiva.” (POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4ª ed. São Paulo, SP: Atheneu, p. 526, 528, 2008.)


Assinale a alternativa cujas características metabólicas sejam referentes aos mamíferos:

A

O fluido celomático é filtrado por solenócitos (células-flama) que funcionam criando uma pressão negativa no interior da célula. As células esvaziam-se no átrio (falsa cavidade do corpo) e depois para o exterior via atrióporo.

B

O rim tem dois tipos de néfrons: o de alças curtas e o de alças longas, que se estendem para dentro do cone medular. O néfron de alça longa permite produzir urina duas ou três vezes mais concentrada do que o plasma.

C

O sistema excretor é composto por rins mesosféricos que estão ligados a bexiga por ureteres. A bexiga, por sua vez, está ligada à cloaca. Quando ainda estão no seu estado de larva, a sua excreta é a amônia. Quando eles crescem e se tornam adultos, passam a excretar ureia.

D

Retêm a bexiga e excretam uma urina relativamente diluída. Esses animais perderam, por completo, o sistema portal renal, observado em outros vertebrados, o qual fornece sangue venoso ao rim, além do sangue arterial fornecido pela artéria renal. Também apresentam uma nova porção do túbulo do rim, chamada de alça de Henle, correlacionada com sua habilidade de excretar urina com uma concentração mais alta de sal do que a dos fluidos corpóreos.

E

As excretas são filtradas diretamente do sangue pelos rins e evitam a qualquer custo a perda de água, excretando ácido úrico (excreta pastosa por conter pouca água). Em algumas espécies, além da excreção normal, também é feita a excreção de sal.