Na acupuntura, os acupontos são os locais na pele onde se aplicam as agulhas. Localizam-se no trajeto dos meridianos. Considere uma paciente de 37 anos, que apresenta edema nos membros inferiores, falta de apetite, diarreia matinal com restos de alimentos, irritabilidade, olhos vermelhos, coágulos na menstruação, urina escassa e amarelada. De acordo com a medicina tradicional chinesa (MTC) os acupontos mais indicados no tratamento do quadro clínico dessa paciente são:
A
o BP6 que tonifica o baço pâncreas, o F3 que acalma o yang do fígado e tira estagnação do Qi e xue (sangue), o Ig4 move o qi e o Xue e o E25 regulariza o Qi dos intestinos.
B
o Ig4 que tonifica o Yin do intestino grosso, o F12 que promove a descendência do Qi e regulariza a menstruação, o BP 9 que remove umidade, o C3 que clareia a visão e o R3 que acalma o yang do rim.
C
o R3 que aumenta a absorção do jin ye (líquidos orgânicos), o E25 que regulariza o Qi dos intestinos, o F2 que tonifica o Yin do fígado, o B12 que nutre os membros inferiores e o Ig4 que move o qi e o Xue.
D
o F2 que acalma o yang do fígado e tira estagnação de Qi e Xue, o B11 que nutre o rim e controla a urina, o R3 que acalma o yang do rim, o C3 que clareia a visão e o BP15 que regulariza o Qi dos intestinos.