“A célula procarionte mais bem estudada é a bactéria Escherichia coli, que (...) tem forma de bastão (...) e é separada do meio externo por uma membrana plasmática (...). Por fora dessa membrana existe uma parede rígida”.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Considerando o excerto acima e as características da parede celular de células procariontes, assinale a alternativa correta.
As bactérias e as arqueas são exemplos de organismos procariontes que têm o mesmo tipo de peptidioglicana na composição de parede celular, mas diferem em relação aos lipídios da membrana plasmática.
Em virtude da estrutura das suas paredes, as bactérias podem ser classificadas em gram-positivas e gram-negativas, sendo que as células gram-positivas não retêm a cor roxa quando submetidas à coloração de Gram, e as células gram-negativas retêm a cor roxa.
Os micoplasmas e as chamadas bactérias formas L são exemplos de organismos procariontes que não apresentam parede celular, sendo que algumas bactérias formas L podem voltar a sintetizar parede, enquanto que os micoplasmas não possuem essa capacidade.
As bactérias gram-negativas possuem paredes com apenas uma espessa camada de peptidioglicana, enquanto as gram-positivas possuem uma estrutura mais complexa, com uma camada delgada de peptidioglicana, além de uma camada de lipoproteínas, uma membrana externa e uma camada de lipopolissacarideos.