O gravitropismo é um tipo de tropismo em resposta à gravidade. De acordo com a figura abaixo, podemos perceber que o sistema caulinar do tomate jovem cresce em direção oposta à gravidade terrestre.
Figura – Respostas gravitrópicas no sistema caulinar de uma planta jovem de tomate (Solanum lycopersicum). A. A planta foi deitada e mantida imóvel. B. A planta foi colocada de cabeça para baixo e mantida nessa posição por meio de um suporte em anel.
(Figura extraída de RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S.E. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016)
Pode-se dizer que a percepção da gravidade pelo sistema caulinar está relacionada à:
sedimentação de cloroplastos em células específicas. As células sensoras de gravidade no interior dos quais esses cloroplastos ocorrem são chamadas de estatólitos.
concentração de auxinas em células específicas. As células sensoras de gravidade no interior dos quais as auxinas ocorrem são chamadas de estatólitos.
sedimentação dos amiloplastos em células específicas. As células sensoras de gravidade no interior dos quais esses amiloplastos ocorrem são chamadas de estatócitos.
concentração de citocininas em células específicas. As células sensoras de gravidade no interior dos quais as citocininas ocorrem são chamadas de estatócitos.