Um professor acredita que para ensinar a essência do pensamento científico não é preciso, necessariamente, trabalhar em um laboratório. Com isso em mente, ele resolveu conduzir um experimento no pátio da escola, cujo objetivo era verificar a preferência de abelhas entre dois tipos de refrigerante, A e B. Utilizando materiais simples, ele montou o experimento conforme mostra a tabela.
Os alunos ficaram encarregados de contar o número de abelhas que visitaram as garrafas no intervalo de uma aula. Os resultados obtidos estão na última coluna da tabela.
Número da garrafa | Cor da garrafa | Tipo de refrigerante | Número de abelhas em uma hora |
1 | verde | A | 15 |
2 | verde | B | 6 |
3 | vermelha | A | 18 |
4 | vermelha | B | 5 |
5 | verde | sem | 1 |
6 | vermelha | sem | 0 |
De acordo com a montagem do experimento e seus resultados, o experimento
demonstra claramente que as abelhas não têm preferência específica por um tipo de refrigerante.
mostra que as abelhas visitam igualmente as garrafas com e sem refrigerante.
indica que as abelhas não preferem um tipo específico de refrigerante e sim uma cor de garrafa.
permite tirar conclusões sobre o tipo de refrigerante preferido pelas abelhas.
mostra que o refrigerante B tem um teor de açúcar muito maior que o do refrigerante A.