"Os animais , individualmente, nascem, crescem, reproduzem-se, envelhecem e morrem , porém , a espécie , normalmente , se adapta , evolui e permanece como uma população ou grupo. São diversos os fatores que regulam esses fenômenos individuais e populacionais que procuram, em última análise, permitir a cada indivíduo a melhor forma de obtenção de alimento e abrigo. Para tal fim , muitas espécies passam a conviver num mesmo ambiente, gerando associações ou interações que podem não interferir entre si."
Fonte: Parasitologia Humana. 11ª Edição. Neves, 2004
Define-se corretamente uma dessas associações ou interações entre espécies, na seguinte alternativa:
Neutralismo é uma associação desarmônica na qual exemplares da mesma espécie ou de espécies diferentes lutam pelo mesmo abrigo ou alimento , e, em geral, as menos preparadas perdem.
Competição é quando uma espécie animal se alimenta de outra espécie. Isto é, a sobrevivência de uma espécie depende da morte de outra espécie.
Simbiose é a associação harmônica entre duas espécies , na qual uma obtém vantagens (o hóspede) sem prejuízos para o outro (o hospedeiro).
Parasitismo é a associação entre seres vivos , na qual existe unilateralidade de benefícios , ou seja , o hospedeiro é espoliado pelo parasito, pois fornece alimento e abrigo para este.