Ao propor que os alunos realizem uma pesquisa sobre recursos naturais geradores de energia e que, em seguida, organizem um júri simulado a respeito da construção ou não de uma barragem hidroelétrica em determinada comunidade, o professor está propiciando aos alunos:
a compreensão de que o saber científico é provisório, produto cultural humano e, portanto, sujeito a alterações em virtude das mudanças temporais e ideológicas.
o reconhecimento e a valorização dos saberes populares advindos de toda a comunidade, estabelecendo relações com o conhecimento científico.
a discussão sobre a utilização dos recursos naturais, repensando hábitos de consumo, proporcionando uma destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos e evitando o desperdício
o desenvolvimento de atitudes e valores humanos para a vida em sociedade, como integridade, respeito, responsabilidade, cooperação e repúdio a quaisquer formas de preconceitos e discriminações.
a reflexão sobre o papel e o progresso das ciências e das tecnologias na vida cotidiana, de modo a identificarem benefícios e malefícios decorrentes de suas inovações.