O termo feo-hifomicose é empregado para designar as doenças cutâneas e sistêmicas causadas por fungos demácios, os quais se apresentam nos tecidos como células leveduriformes, pseudo-hifas e hifas demacioides, dilatadas ou distorcidas.
Assinale a alternativa que não contém características macro e microscópicas de alguns agentes de feo-hifomicoses:
A colônia de Scytalidium lignicola cresce rapidamente em ágar batata dextrose à temperatura ambiente. Ao exame microscópico direto, com KOH a 10%, são visualizados no interior de células epiteliais ou pus, hifas septadas curtas e artroconídios alongados.
A colônia de Cladosporium bantianum é escura em ágar Sabouraud. As cadeias de conídios são, em sua maioria, não ramificadas, produzidas diretamente no lado ou na extremidade da hifa.
A colônia de Curvularia lunata apresenta crescimento lento, pode ser plana ou convexa. Os conídios são retos, apresentando geralmente quatro septos transversais e hialinos, com a célula central menor do que as células terminais.
A colônia de Exophiala moniliae apresenta crescimento lento em ágar Sabouraud e cor oliva escura a preta. Produz células com brotamento, que germinam formando hifas escuras, toruloides e lisas. Os conídios são hialinos, unicelulares, elipsoidais ou cilíndricos e curvos.
A colônia de Phialophora bubakii apresenta crescimento moderadamente rápido, com aspecto aveludado, formando aneis concêntricos e de cor cinza escura esverdeada. Os conídios são hialinos a sub-hialinos. Os clamidoconídios são ovoides e marrons.