Imagem de fundo

Brasil é um dos países em que a esquistossomose permanece endêmica Com 1,5 milhão de pe...

Brasil é um dos países em que a esquistossomose permanece endêmica

Com 1,5 milhão de pessoas vivendo em áreas com risco de contrair esquistossomose, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil está em situação intermediária entre os 78 países em que a doença permanece endêmica e mostra mais de 60% da população sem acesso a esgotamento sanitário.

A esquistossomose é causada pela infecção por vermes parasitas de água doce e está relacionada ao tratamento de água e esgoto. É considerada a segunda doença parasitária mais devastadora socioeconomicamente do mundo, atrás apenas da malária. No Brasil, há maior incidência na região Nordeste e no estado de Minas Gerais.

(Fonte: Agência Brasil, 01 de agosto de 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-08/brasil-e-um-dos-paises-em-que-esquistossomose-permanece-endemica. Acesso em: 17/08/2019).

A esquistossomose é uma doença que ainda apresenta ampla distribuição no Brasil. Sobre o agente etiológico dessa doença, assinale a alternativa correta:

A

A fase aguda da doença é caracterizada pela ausência de hepatoesplenomegalia.

B

O terebatorium é uma papila apical encontrada no miracídeo, que possui a função de terminação sensorial.

C

A formação granulomatosa em torno dos ovos vivos do parasito ocorre apenas na fase crônica.

D

A fase crônica também é denominada fase toxêmica.

E

O verme adulto macho é maior do que a fêmea, apresenta duas ventosas e durante a cópula se aloja no canal ginecóforo da fêmea.