Imagem de fundo

Existem vários fatores interferentes nos exames realizados em amostras de sangue, desde...

Existem vários fatores interferentes nos exames realizados em amostras de sangue, desde o momento da coleta, incluindo a preparação das amostras até o processamento analítico propriamente dito. Tempo de contato do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em graus variados, temperatura incorreta de armazenamento de amostra são alguns dos possíveis interferentes. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A

Todas as dosagens bioquímicas podem sofrer interferências, se o tempo da centrifugação após a coletafor superior a 2 horas.

B

Temperatura ambiente para acondicionamento de amostra é considerada aquela compreendida entre 22-25oC, e esta é a temperatura ideal de armazenamento de amostras para a análise do coagulograma, pois nela não ocorre o consumo de fatores de coagulação.

C

Para a realização do coagulograma, é importante que a centrifugação seja em alta rotação por, no máximo, 15 minutos.

D

A separação do soro ou plasma das células sanguíneas deve, preferencialmente, ocorrer o mais rápido possível após a coleta, sendo recomendada a centrifugação no máximo até duas horas após a coleta para todos os exames realizados em amostras de sangue.

E

A refrigeração da amostra a temperaturas entre 2 e 8°C não é permitido para acondicionamento de amostras de sangue, pois não inibe o metabolismo celular de forma suficiente, provocando erros em algumas dosagens bioquímicas.