Imagem de fundo

O equipamento “Jar-test” é o método mais utilizado e o mais útil para avaliar o proces...

O equipamento “Jar-test” é o método mais utilizado e o mais útil para avaliar o processo de coagulação-floculação e seus efeitos nas fases subsequentes do tratamento de água. Este equipamento pode oferecer informações importantes para o projeto de uma nova estação de tratamento de água. A respeito do uso desse equipamento é incorreto afirmar que:

A

a solução estoque de coagulante ou auxiliar de coagulação deve ser preparada de modo que as quantidades a serem adicionadas sejam precisas e convenientemente medidas.

B

os ensaios de flotação em laboratório seguem a mesma metodologia de um ensaio de coagulação-floculação, excetuando-se que o volume de água retirado na etapa final da floculação é recolocado com água a ser tratada.

C

uma coagulação e floculação adequada depende da dose correta de coagulante, que é influenciada pela turbidez, cor, pH e alcalinidade.

D

a otimização de uma estação de tratamento de água, utilizando o Jar-test, deve levar em consideração os gradientes de velocidade e o tempo de floculação.

E

com os resultados obtidos de ensaios de floculação convencional, pode-se traçar um gráfico com uma série de informações úteis para a otimização de uma estação de tratamento de água.