A reprodução é uma característica comum a todos os seres vivos, independentemente da espécie, todos os seres vivos se reproduzem. A maioria das plantas e dos animais se reproduz sexuadamente juntando os genes da mãe com os do pai (reprodução cruzada) no processo de fertilização. No entanto, existem seres, como os protozoários, que usufruem de duas alternativas de reprodução (sexuada e assexuada), mas em geral eles optam pela forma sexuada. Qual seria o benefício da reprodução sexuada em relação à não-sexuada?
Marque a alternativa CORRETA.
No caso da reprodução assexuada com a fecundação externa ou seja fora do corpo do animal, as chances de sobrevivência são menores do que na reprodução sexuada onde ocorre a fecundação interna, mais vantajosa.
A reprodução assexuada não perpetua a espécie causando a heterogeneidade das características dos indivíduos.
Em geral, na reprodução assexuada ocorrem mais mutações e estas se aglomeram mais rapidamente nesse tipo de reprodução. No caso da reprodução sexuada, por consentir a mistura do material genético, conseguiria reverter esse problema evitando as consequências prejudiciais que as mutações podem causar.
A reprodução assexuada é mais complexa e necessita de um aparato de metabólitos gênicos que a faz ser desfavorável em relação à reprodução sexuada que é mais rápida.