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Define-se controle de qualidade como um “sistema dinâmico e complexo, sistema este que ...

Define-se controle de qualidade como um “sistema dinâmico e complexo, sistema este que envolve – direta ou indiretamente – todos os setores da empresa, com intuito de melhorar ou assegurar a qualidade final do produto.” (Motta, 2009. Bioquímica Clínica para o Laboratório, Princípios e interpretações).


Seguindo os conceitos de gestão da qualidade, analise os itens a seguir:


I. Controle interno da qualidade é o controle entre os laboratórios, procedimentos produzidos em associação para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos.

II. Controle externo da qualidade é a determinação do desempenho dos exames laboratoriais mediante comparações interlaboratoriais.

III. O controle da qualidade em um laboratório perpassa apenas as fases analíticas e pós-analíticas.

IV. Toda a documentação da qualidade do laboratório deve estar disponível, especialmente para uso do pessoal do laboratório. O laboratório deve definir e documentar suas políticas, seus objetivos e seus compromissos, de acordo com as premissas das boas práticas de laboratório e qualidade dos serviços de análises.


Podemos dizer que os itens corretos são:

A

I e II apenas.

B

I e IV apenas.

C

II e III apenas.

D

II e IV apenas.