Define-se controle de qualidade como um “sistema dinâmico e complexo, sistema este que envolve – direta ou indiretamente – todos os setores da empresa, com intuito de melhorar ou assegurar a qualidade final do produto.” (Motta, 2009. Bioquímica Clínica para o Laboratório, Princípios e interpretações).
Seguindo os conceitos de gestão da qualidade, analise os itens a seguir:
I. Controle interno da qualidade é o controle entre os laboratórios, procedimentos produzidos em associação para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos.
II. Controle externo da qualidade é a determinação do desempenho dos exames laboratoriais mediante comparações interlaboratoriais.
III. O controle da qualidade em um laboratório perpassa apenas as fases analíticas e pós-analíticas.
IV. Toda a documentação da qualidade do laboratório deve estar disponível, especialmente para uso do pessoal do laboratório. O laboratório deve definir e documentar suas políticas, seus objetivos e seus compromissos, de acordo com as premissas das boas práticas de laboratório e qualidade dos serviços de análises.
Podemos dizer que os itens corretos são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
II e IV apenas.